Sistema de Avaliação

POR Juliano Mello 01/08/2011

Sistema de Avaliação

A avaliação será utilizada com o objetivo de identificar as possibilidades do aluno,ou seja, o que ele pode aprender.

 

Os instrumentos de avaliação serão utilizados com o objetivo específico de acompanhar e compreender os avanços, limites e dificuldades dos alunos em relação ao conteúdo apresentado no respectivo período.

 

Para atender a essas determinações o professor pode valer-se de vários instrumentos. A forma de utilização desses instrumentos, assim como a definição dos respectivos critérios deve ser estabelecida no Projeto de Avaliação que figurará no Plano de Aulas.

 

Em todos os bimestres do 1º Ano e no 1º bimestre do 2º Ano do Ensino Fundamental, o professor utilizará os instrumentos de avaliação que permitam a elaboração de um relatório.

 

InstrumentosJuliano Mello

 O professor poderá valer-se da utilização dos instrumentos listados a seguir, além de outros que venham a atender ao seu interesse:

 

  • Prova objetiva
  • Prova dissertativa
  • Seminário
  • Trabalho em grupo
  • Debate
  • Relatório individual (Pesquisas, análises, resumos, etc.)
  • Auto-avaliação
  • Provão
  • Apostilas
  • Simulados
  • Observação

 

Serão utilizados, no mínimo, três instrumentos de avaliação ao longo do bimestre sendo exigida a aplicação de duas provas (Objetivas ou Dissertativas) além de outro instrumento à escolha do professor.

 

Deve-se manter o equilíbrio entre as avaliações em grupo e individuais, bem como, entre a quantidade de conteúdos em uma única avaliação.

 

Períodos de Realização

 

O professor ministrará uma avaliação diagnóstica no início do ano letivo utilizando um ou mais instrumentos.

 

Considerando a importância de se diagnosticar, o mais cedo possível, as deficiências dos alunos com vistas à elaboração do projeto de recuperação, espera-se a aplicação dos vários instrumentos mencionados anteriormente, tão logo o conteúdo seja apresentado.

 

Assim, o professor registrará no Plano de Aulas as datas em que pretende realizar as avaliações. Essas datas poderão ser alteradas desde que previamente combinadas com a Coordenação Pedagógica.

 

Apurados os resultados de cada avaliação aplicada, o professor informará por escrito à Coordenação Pedagógica ou Orientação Educacional os alunos que tiveram baixo desempenho.

 

Os alunos que faltarem nos dias de avaliação poderá requerer uma avaliação de 2ª chamada. Não haverá qualquer custo quando houver a apresentação de atestado médico ou de óbito.

Caso haja outro motivo o pai ou responsável poderá fazer a solicitação por escrito apresentando a devida justificativa a Direção da escola e pagando uma taxa de R$ 30,00 por avaliação solicitada.

 A avaliação deverá ser requerida na Secretaria, até 48horas após a falta e será aplicada pelo professor em data a combinar ou por alguém designado pela Coordenação Pedagógica.

 

Critérios de Avaliação e Promoção

 Juliano Mello

O Professor definirá no Plano de Aula a quantidade e o tipo de instrumentos de avaliação que utilizará no bimestre.

 

Em todos os bimestres do 1º Ano e no primeiro bimestre do 2º Ano, os alunos receberão um relatório descritivo do seu desempenho contendo os objetivos alcançados ou não alcançados. Cada objetivo deverá  ser convertido em um valor numérico utilizando-se os seguintes códigos:

                        D - Apresenta dificuldades (0-5,9):

                        P - Desempenho em processo (6-7,9);

                        S - Desempenho com segurança (8-10)

 

A partir do segundo bimestre do 2º Ano, ao fim dos bimestres letivos, com o objetivo de fornecer aos alunos e aos seus pais ou responsáveis um relatório sintético (boletim escolar) do seu desempenho, serão observados os seguintes critérios:

 

a) Cada instrumento de avaliação aplicado será mensurado de 0 (zero) a 10 (dez).

b) O professor poderá definir critérios para atribuição dessa nota a esses instrumentos.

c) A nota que figurará como resultado bimestral do respectivo componente curricular será computado pela média aritmética entre os resultados das avaliações aplicadas.

d) Os resultados das avaliações aplicadas durante os estudos de recuperação contínua, terão efeito substitutivo das avaliações em que o aluno teve menor ou baixo rendimento escolar, salvo se esta última tiver valor inferior àquela. Nesse caso, prevalecerá o maior resultado obtido.

e) Caso sejam aplicadas avaliações de recuperação relativas a um ou mais conteúdos apresentados em bimestres anteriores, o respectivo resultado será devidamente registrado no Diário de Classe devendo ser computada uma nova média para o bimestre em que a nota foi substituída. Essa nova média bimestral aparecerá no próximo boletim com um asterisco, indicando que a alteração deve-se a estudos de recuperação.

f) Para efeito de substituição de nota, caso sejam abordados vários conteúdos no mesmo instrumento de avaliação, o professor contabilizará apenas os resultados das questões referentes aos conteúdos em que o aluno teve baixo rendimento.

g) Após o encerramento do quarto bimestre, o resultado final anual do aluno em cada componente curricular será a média aritmética entre os resultados bimestrais.

h) Os alunos do 1º Ano do Ensino Fundamental receberão um relatório final com a síntese dos conteúdos/habilidades desenvolvidas e uma nota aplicada pelo professor, mediante os resultados apresentados.

 i) Será considerado classificado para promoção em cada componente curricular o aluno que obtiver resultado final anual igual ou superior a 6,0 (seis) e que não apresente baixo rendimento escolar no quarto bimestre.

 j) Será considerado baixo rendimento escolar a média bimestral inferior a 6,0 (seis).

Na reunião ordinária do quarto bimestre, o Conselho de Classe analisará o desempenho global dos alunos que apresentaram baixo rendimento escolar ao longo do ano letivo, inclusive no quarto bimestre, em um ou mais componentes curriculares, com o objetivo de decidir pela retenção, progressão de série ou conclusão de curso.

 

Procedimentos de Recuperação Contínua

  Juliano Mello

Quando as dificuldades apresentadas pelos alunos puderem ser trabalhadas sem a necessidade de aulas de recuperação, o professor elaborará listas de exercícios, recomendará leituras, filmes, resenhas, etc.

 

Caso seja constatada a necessidade de uma ação mais dirigida, o professor preparará o projeto de Recuperação para os alunos que apresentarem menor ou baixo rendimento escolar, de acordo com as normas a seguir.

 

 

Recuperação Contínua

 

A Recuperação Contínua será aplicada no horário normal de aulas, através de revisão do conteúdo em que os alunos apresentaram baixo rendimento, mediante a elaboração de um projeto de recuperação espe­cificado no respectivo Plano de Aula atentando para a necessidade de reorientar as estratégias, procedimentos e recursos utilizados anteriormente.

 

Durante as aulas de recuperação contínua, serão desenvolvidos projetos especiais de enriquecimento curricular (aprofundamento) com os demais alunos que já dominarem os conteúdos, devidamente explicitados no Plano de Aula do professor.

 

 

Sistemas de Avaliação nos seguintes instrumentos:

 Juliano Mello

 

1- Apostilas de Tarefas de Casa – alunos do 6º ao 9º ano

 

As apostilas de tarefas são aplicadas nas seguintes disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Inglês e Ciências. Elas estão divididas em etapas, as disciplinas de português e matemática têm mais atividades semanais.  Essas atividades envolvem exercícios do livro didático, pesquisas de campo, da internet, de livros, etc. Ao ser entregue as apostilas os professores explicam as atividades, depois explicam novamente semanalmente e durante a semana os alunos poderão tirar suas dúvidas antes da data da entrega da apostila. Cada disciplina contém, em sua apostila, os valores das atividades da semana.

 

Lembramos que: o aluno que entregar sua tarefa completa e no dia certo recebe o valor total da nota. Os alunos que não entregarem no dia combinado, poderá entregar na próxima aula da disciplina, mas receberá apenas a metade do valor. Após essas duas datas os professores não aceitarão mais a tarefa, apenas em caso de doença mediante o Atestado Médico. Quando o aluno apresenta a tarefa incompleta é solicitado que ele refaça. Todas as atividades são aplicadas após a explicação dos conteúdos. A somatória das tarefas é de0 a 10 pontos no final do bimestre.

 

2-Orientações Gerais aos Pais e Alunos:

 

A apostila deve ser apresentada na data prevista pelo (a) Professor (a) e assinada pelo responsável.

Toda pesquisa científica poderá ser entregue apenas com o Conteúdo e uma Conclusão. Entretanto, se o conteúdo for digitado, ao menos a conclusão deverá ser Manuscrita.

Se o (a) aluno (a) esquecer a apostila, ele poderá apresentar as atividades na aula seguinte, valendo metade da nota.

Se o (a) aluno (a) perder a apostila se responsabilizará por providenciar outra para a aula seguinte para receber a devida nota.

No caso de falta no dia da entrega, o aluno poderá apresentar as atividades na aula seguinte, valendo metade da nota ou valendo a nota integral se a falta estiver justificada.

Será descontado ponto por erros ortográficos e erros gramaticais em todas as apostilas sendo: Português a cada erro perderá 0,1 e as demais disciplinas a cada três erros perderá 0,1.

 

 

Simulados e Provão 

 Juliano Mello

       Os simulados serão aplicados bimestralmente nas datas comunicadas posteriormente, no horário normal das aulas para todos os alunos do Ensino Médio. Todo acerto valerá nota.

 

PROVÃO – Orientações gerais para todos:

 

Os alunos deverão comparecer uniformizados (calça e camiseta) e  pontualmente.

As provas aplicadas serão de todas as disciplinas com notas individualizadas. Valerá nota de uma avaliação (0 a 10) e será oferecida Recuperação Contínua das disciplinas cuja nota for inferior a 6,0 (seis)

Alunos do 6º e 7º ano - realizarão um Provão Bimestral no 3º e 4º bimestre nas datas informadas posteriormente, no horário normal das aulas.

Alunos do 8º e 9º ano - realizarão um Provão Bimestral a cada bimestre nas datas informadas posteriormente.

Alunos do 1º e 2º Ano do Ensino Médio - para essas turmas serão aplicados dois provões por bimestre nas datas informadas posteriormente, no horário normal das aulas, às 7h. Caso haja atraso, não poderão participar.

Alunos do 3º Ano Ensino Médio - para essas turmas serão aplicados três provões por bimestre nas datas informadas posteriormente, no período da tarde, às 13h30min. Caso haja atraso, não poderão participar.

 

Apostilas de Tarefas de Casa – Alunos do 6º ao 9º Ano

 

       Os alunos receberão uma lista de atividades divididas pelas disciplinas: Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

  • Para os alunos do 6º Ano será dividido da seguinte forma:

1º Bimestre- Português e Matemática

2º Bimestre- Português, Matemática, Inglês e Ciências

3º Bimestre- Português, Matemática, Inglês, Ciências, História e Geografia

4º Bimestre- Português, Matemática, Ciências, História, Geografia e Inglês.

 As apostilas de tarefas são aplicadas nas seguintes disciplinas: Português, Matemática, História, Geografia, Inglês e Ciências. Elas estão divididas em etapas, as disciplinas de português e matemática têm mais atividades semanais.  Essas atividades envolvem exercícios do livro didático, pesquisas de campo, da internet, de livros, etc. Ao ser entregue as apostilas os professores explicam as atividades, depois explicam novamente semanalmente e durante a semana os alunos poderão tirar suas dúvidas antes da data da entrega da apostila. Cada disciplina contém, em sua apostila, os valores das atividades da semana.

 

Lembramos que: o aluno que entregar sua tarefa completa e no dia certo recebe o valor total da nota. Os alunos que não entregarem no dia combinado, poderá entregar na próxima aula da disciplina, mas receberá apenas a metade do valor. Após essas duas datas os professores não aceitarão mais a tarefa, apenas em caso de doença mediante o Atestado Médico. Quando o aluno apresenta a tarefa incompleta é solicitado que ele refaça. Todas as atividades são aplicadas após a explicação dos conteúdos. A somatória das tarefas é de0 a 10 pontos no final do bimestre.

 

Trabalhos Juliano Mello

 

Essa atividade é dada em todas as turmas. No início do ano é dado aos pais e alunos o roteiro de trabalho abaixo e explicado cada item.

Lembramos que: o aluno que entregar seu trabalho no dia certo recebe o valor total da nota. Os alunos que não entregarem no dia combinado, poderá entregar na próxima aula da disciplina, mas perderá ponto da pontualidade da entrega. Após essas duas datas os professores não aceitarão mais a trabalho, apenas em caso de doença mediante o Atestado Médico. Quando o aluno apresenta a trabalho incompleto é solicitado que ele refaça sendo já o processo de recuperação.

 

 

Segue o roteiro abaixo:

 

Colégio Adventista de Paulínia

( Título do Trabalho)

(Nome do Aluno(a), nº,Série, turma)

( Disciplina)

Data

Sumário

Introdução................................................3

( Sub- título 1)..........................................4

( Sub – título 2)........................................5

( Sub – título 3)........................................6

Conclusão................................................7

Bibliografia..............................................8

Introdução

 

Nessa parte deve conter um pequeno resumo do assunto que será desenvolvido.

Quem ler a introdução deve ter uma idéia clara sobre o tema do trabalho, seu conteúdo e outras informações essenciais.

( Título)

A partir dessa página, você desenvolverá seu trabalho.

Cuide com a estética, margens espaços nas entrelinhas e parágrafos são fundamentais.

Cada subtítulo importante deve ser destacado e constar no sumário com a sua respectiva página. Você poderá incluir figuras, desenhos, gráficos ou que for necessário para que seu trabalho seja completo.

Faça seu trabalho no computador ou manuscrito em folha de papel almaço, de acordo com a solicitação do professor. Se for solicitado fazer no computador, use uma folha para cada página ( igual a esse modelo). Use papel tamanho A4, letra Times New Roman 12 e espaçamento 1,5.  Escreva na frente e no verso da página, com exceção de capa.

Conclusão

 

Esta parte é dedicada à sua opinião pessoal. Após escrever o trabalho com informações tiradas de outros livros, você terminará o trabalho comentando o assunto e escrevendo o que pensa a respeito.

Faça o seu melhor, pois a conclusão é a parte mais importante do trabalho.

Bibliografia

Aqui deve ser colocado o nome de livros, revistas, jornais, endereço na internet ou qualquer outra fonte de onde você retirou as informações para escrever o trabalho. Não esqueça que um bom trabalho não se fundamenta pesquisando apenas um livro. Você deverá pesquisar em pelo menos três fontes diferentes.

 

Exemplo:

Enciclopédia Barsa,vol.6,pg 8623 e 8624.

Revista Seleções, Maio de 1999, pg.25.

Matos, Admir Arrais de. Ciências e Programa de Saúde, C.P.B,pg.44.

Critérios de Avaliação: Pontualidade 2 pontos, Metodologia 2 pontos, Conteúdo 2 pontos e Conclusão 4 pontos.